CERTIDÃO DIGITAL
Caso deseje solicitar sua Certidão via internet, basta clicar no botão abaixo para ser redirecionado ao Portal dos Registradores/SAEC:
Importante: Aconselhamos a adicionar, no momento da requisição, o máximo de informações possíveis para garantir a localização correta dos dados.
PRAZO PARA DOWNLOAD NO PORTAL SAEC: As certidões solicitadas no SAEC ficarão disponíveis por 120 dias após sua emissão, não sendo possível fazer download de períodos maiores que 120 dias, conforme consta no Termo de Uso.
MANUAL PARA SOLICITAÇÃO DE CERTIDÃO DIGITAL
Para auxiliá-lo(a) criamos um manual com o passo a passo para realizar sua solicitação de Certidão Digital.
Selecione o tipo de Certidão que deseja solicitar:
NOSSOS PRAZOS
Confira a relação dos nossos Prazos previstos por Lei para a emissão das Certidões:
TIPOS DE SERVIÇO
PRAZO LEGAL PARA REALIZAÇÃO DO SERVIÇO
CERTIDÃO DE INTEIRO TEOR DA MATRÍCULA OU DO LIVRO AUXILIAR
4 horas**
** Para o prazo de 4 horas deve-se cumprir os seguintes requisitos:
- O usuário deve fornecer o respectivo número da Matrícula ou do Livro Auxiliar. Caso não tenha em mãos o número da Matrícula ou do Livro Auxiliar, o prazo será de 5 dias.
- Caso a requisição seja em meio eletrônico, deve ser solicitado dentro do nosso horário de expediente.
CERTIDÃO DA SITUAÇÃO JURÍDICA ATUALIZADA DO IMÓVEL
1 dia
CERTIDÃO DE TRANSCRIÇÕES E DEMAIS CASOS
5 dias
PRINCIPAIS DÚVIDAS SOBRE CERTIDÕES
Tipos de Certidão e Informações necessárias para solicitação
CERTIDÃO DE INTEIRO TEOR:
O que é?
- A Certidão de Matrícula de Inteiro Teor reproduz a matrícula imobiliária, na qual constam dados como: localização, lote, quadra, nome do proprietário atual, datas dos registros, averbações, e tudo mais referente àquele imóvel.
- A Certidão de Matrícula de Inteiro Teor contempla também a Certidão de Ônus e Alienações.
Quais informações preciso para solicitar uma Certidão de Matrícula de Inteiro Teor?
- É necessário apresentar o número da matrícula, endereço (rua e número) ou nome do loteamento, número da quadra e do lote. Aconselhamos a adicionar, no momento da requisição, o máximo de informações possíveis para garantir a localização correta dos dados.
CERTIDÃO POSITIVA/NEGATIVA DE BENS:
O que é?
- A Certidão Positiva ou Negativa de Bens comprova a ausência ou não de imóveis registrados no nome de um indivíduo ou pessoa jurídica.
Quais informações preciso para solicitar uma Certidão Positiva/Negativa de Bens?
- É necessário apresentar o nome, cpf ou cnpj, endereço (rua e número) ou nome do loteamento, número da quadra e do lote.
CERTIDÃO DE TRANSCRIÇÃO:
O que é?
- A Certidão de Transcrição visa declarar o que foi transcrito pelo sistema antigo anterior a matricula hoje vigente.
Quais informações preciso para solicitar uma Certidão de Transcrição?
- É necessário apresentar o número da transcrição, endereço (rua e número) ou nome do loteamento, número da quadra e do lote.
CERTIDÃO VINTENÁRIA:
O que é?
- A Certidão Vintenária documenta os últimos 20 anos de um imóvel. Nela constam todas as alterações do imóvel nos últimos 20 anos: como proprietários, averbações, alienações e etc.
Quais informações preciso para solicitar uma Certidão Vintenária?
- É necessário apresentar o número da matrícula, número da transcrição, endereço (rua e número) ou nome do loteamento, número da quadra e do lote.
CERTIDÃO DE PACTO ANTENUPCIAL:
O que é?
- A Certidão de Pacto Antenupcial verifica qual o regime de bens do casal e se foi feito o registro do Pacto em Cartório.
- É necessário apresentar o número do registro e número do registro do Livro 3.
CERTIDÃO DE DOCUMENTO ARQUIVADO:
O que é?
- A Certidão de Documento Arquivado verifica os documentos constantes do acervo do Cartório e que foram utilizados para a realização de um registro ou averbação relativos a imóveis.
- É necessário apresentar o número da matrícula, número do protocolo e número do registro do Livro 3.
CERTIDÃO DE CONVENÇÃO DE CONDOMÍNIO:
O que é?
A Certidão de Convenção de Condomínio verifica se foi feito o registro da Convenção no Cartório.
- É necessário apresentar o endereço (rua e número) ou nome do loteamento, número da quadra e do lote, número do registro do livro 3 e nome do condomínio.
CERTIDÃO DE LIVRO 3 – GARANTIAS:
O que é?
- A Certidão do Livro 03 é uma reprodução integral dos atos lavrados após o ano 1976 no Livro 3 de Registro Auxiliar, podendo ser encontrados tanto registro como averbações.
Quais informações preciso para solicitar uma Certidão de Livro 3 – Garantias?
- É necessário apresentar o nome e cpf ou cnpj e número do registro do Livro 3.
CERTIDÃO DE OUTROS REGISTROS LIVRO 3 – AUXILIAR:
O que é?
- A Certidão de Outros Registros do Livro 03 é uma reprodução integral dos atos lavrados após o ano 1976 no Livro 3 de Registro Auxiliar, podendo ser encontrados tanto convenção de condomínio e escrituras de pactos antenupciais.
Quais informações preciso para solicitar uma Certidão de Livro 3 – Auxiliar?
- É necessário apresentar o nome, cpf ou cnpj e número do registro do Livro 3.
Quem pode pedir?
Qualquer pessoa pode solicitar uma Certidão em nossa circunscrição.
Qual a validade?
O prazo de validade da Certidão é de 30 dias, em qualquer das modalidades (art. 19 da Lei 6.015/73), seja na Certidão Digital como as Certidões Físicas!
Prazo para download da Certidão Digital no Portal SAEC
As certidões solicitadas no SAEC ficarão disponíveis por 120 dias após sua emissão, não sendo possível fazer download de períodos maiores que 120 dias, conforme consta no Termo de Uso.
Preciso solicitar uma Certidão de Inteiro Teor, mas não sei o número da matrícula. O que fazer?
Caso tenha em mãos as informações como lote, quadra, região e nome do proprietário, você pode solicitar uma Certidão de Inteiro Teor com as informações de endereço!
Caso só tenha a informação do nome do proprietário, é necessário solicitar primeiro uma Certidão Positiva/Negativa de Bens e depois, caso precise, requerer (abrir um novo pedido) a Certidão de Inteiro Teor da Matrícula.
- Aconselhamos, em ambos os casos, a acrescentar o máximo de informações possíveis.